Postagens populares

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aaaah o Pantanaaaaal!!

Durante os 6 dias que permanecemos no Mato Grosso do Sul percorremos trechos a pé, nas Transpantaneiras: Norte e Sul e na Transpantaneirinha. E trechos onde meios de transportes motorizados foram utilizados. 
As mais belas e diversas paisagens foram observadas nesse paraíso chamado pantanal.

O Pantanal Mato-grossense é considerado a maior planície de inundação do planeta,  estendendo-se pelo  Mato-Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraguai  e Bolívia, totalizando 228 km² sendo que a maior parte, cerca de 125 km²  encontra-se em território brasileiro. 
Considerado um paraíso ecológico pelos seus conhecedores, o Pantanal recebe  grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes e é regido,então, por ciclos de cheias e vazantes que favorece a existência de uma rica biodiversidade.
Nesta  região, podemos encontrar espécies vegetais da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano.
 Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas, onde a pecuária (principal atividade econômica do Pantanal) é favorecida. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas, podemos encontrar árvores de grande porte. 
A fauna também é muito diversificada, e recentemente, o ecossistema todo ,passou a ser visto com mais cuidado, pois um grande número de animais que ai vivem, encontram-se ameaçados de extinção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário